Recadastrar Agora Você é ONG,Prestador de Serviço ou Comerciante? Recadastramento

Tigre d’água

Nome científico:

Trachemys scripta

Fotografia

Sérgio A. A. Morato

Características

É uma tartaruga com coloração em tons de verde escuro e marrom, com uma nítida faixa vermelha atrás de cada um dos olhos. Pode atingir 30 cm ou mais de comprimento.

Curiosidades

O tigre d’água é uma espécie originária da América do Norte (Estados Unidos), tendo sido introduzida há algumas décadas no Brasil e em vários outros países. É considerada em muitos lugares como uma espécie invasora, ou seja, tem muita facilidade de se estabelecer em áreas onde não existia anteriormente, geralmente causando prejuízo a outras espécies. Essa espécie nunca ocorreu naturalmente em Curitiba: todos os exemplares encontrados aqui foram soltos de forma indevida. Não se deve soltar tigres d’água em rios e parques!

É também frequentemente confundida com a espécie nativa brasileira (Trachemys dorbigni), também presente em Curitiba embora originária do estado do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, que possui suas manchas mais amareladas, cores mais intensas e ausência das “orelhas” vermelhas. Há registros de hibridação entre as espécies.

Habitat

Ocorre em rios e lagos, onde apresenta hábitos semi-aquáticos.

Alimentação

Se alimenta principalmente de vegetais que ocorrem nas bordas de rios e lagos, mas podem capturar pequenos invertebrados de forma oportunística. Também se alimentam de carniça.

Lugares onde vive em Curitiba

Ocorre em todos os parques urbanos da cidade que têm lagos. Ocasionalmente, é encontrada em rios e valetas.