Recadastrar Agora Você é ONG,Prestador de Serviço ou Comerciante? Recadastramento

Gambá-de-orelha branca

Nome científico:

Didelphis albiventris

Fotografia

Helia Puglielli

Características

Essa espécie de gambá apresenta pelagem de coloração geral escura no corpo, incluindo a cauda. Apresenta as orelhas claras. O rosto também é claro, mas com faixas negras que atravessam a região dos olhos, e com uma faixa central que surge entre os olhos e se alarga para trás. Apresenta tamanho de pequeno a médio, podendo pesar até 2.000 g.

Curiosidades

São animais comuns em áreas urbanas, onde também pode ser encontrada outra espécie confundível, o gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita). Vivem de dois a cinco anos. Tem hábito alimentar onívoro, alimentando-se de frutos e sementes, invertebrados e vários vertebrados, como anfíbios, répteis aves e outros mamíferos de pequeno porte. Nas cidades, também se alimenta de lixo.

São importantes no controle das populações de vários animais (escorpiões, carraptos, cobras peçonhentas), evitando o surgimento de grandes pragas urbanas. Atua também na dispersão de sementes. Vive em florestas, podendo ser visto no solo ou sobre as árvores. Possui hábitos crepusculares e noturnos.

Lugares onde vive em Curitiba

Parques, bosques, áreas verdes, quintais, forro de casas, áreas urbanas e rurais, também áreas verdes na região metropolitana.